Biografia


Jesse Adam Eisenberg é um ator, dublador, escritor e dramaturgo americano, mais conhecido por interpretar Mark Zuckerberg no filme “A Rede Social” (The Social Network), de 2010, pelo qual recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator. Também estrelou filmes como “A Lula e a Baleia”, “Truque de Mestre”, “Férias Frustradas de Verão” e “Zumbilândia”, além de dar voz ao protagonista da animação “Rio”. Em 2014, foi anunciada sua escalação como o vilão Lex Luthor no recém-lançado “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”.

Jesse nasceu em 5 de Outubro de 1983, no Queens, Nova Iorque, e foi criado em East Brunswick, Nova Jersey. Sua mãe, Amy Eisenberg (Fishman, sobrenome de solteira) foi palhaça profissional que animava festas infantis, e atualmente ensina sensibilidade cultural em hospitais. Seu pai, Barry Eisenberg, foi motorista de táxi e dirigiu um hospital antes de se tornar professor universitário. Jesse tem duas irmãs, Kerri e Hallie Kate Eisenberg, esta última também atriz, conhecida por participar de uma série de comerciais da Pepsi e de filmes como "O Homem Bicentenário" (2000). Advindo de família de judeus asquenazes originados da Polônia, Jesse visita o país de seus antepassados com frequência e fala o idioma polonês fluentemente.

Estudou na East Brunswick High School, embora não gostasse muito da escola. Aos dez anos passou a se apresentar num teatro infantil, mas seu primeiro papel profissional só veio em 1999, ao dezesseis anos, numa peça off-Broadway intitulada "The Gathering". No mesmo ano, estreou na TV no seriado do canal Fox “Caia Na Real” (Get Real). Atuando ao lado de Anne Hathaway, o programa não fez o sucesso esperado e foi cancelado no ano seguinte. Em 2002, durante seu último ano do colegial, Jesse ganhou seu primeiro papel de destaque no cinema, estrelando a comédia dramática “Roger, O Conquistador” (Roger Dodger), pelo qual levou o prêmio de "Novo Ator Mais Promissor" no Festival de Cinema de São Diego.


Em seguida, Jesse ingressou na New School University, em Nova Iorque, onde se especializou em Artes Liberais, com foco em Democracia e Pluralismo Cultural. Também estudou na The New School, no Greenwich Village, Nova Iorque. Logo depois, inscreveu-se e foi aceito na prestigiada Universidade de Nova Iorque, a NYU, mas desistiu dos estudos para seguir a carreira de ator.

De fala rápida e jeito introvertido, Jesse recentemente tem se afastado dos personagens neuróticos e desajustados que o consagraram nas comédias adolescentes e se dedicado a papéis mais maduros, como nos filmes “O Duplo” (The Double), baseado na obra de Dostoiévski, e “Movimentos Noturnos” (Night Moves), ambos de 2013.


Depois de ter escrito peças e publicado textos em periódicos como a New Yorker Magazine, seu primeiro livro foi lançado em setembro de 2015. Intitulado "Bream Gives Me Hiccups" (sem título no Brasil), a compilação reúne contos de humor onde Jesse esbanja talento e inventividade em histórias que foram bem recebidas pela crítica.

Além de “Batman vs Superman”, em 2016 Jesse também poderá ser visto no mais novo filme do diretor Woody Allen, "Café Society" (ainda sem título no Brasil), no drama "Mais Forte Que Bombas" (Louder Than Bombs) e na sequência "Truque de Mestre 2: O Segundo Ato" (Now You See Me 2).

Atualizada em 28 de março de 2016

Fonte: IMDB

Nenhum comentário:

Página inicial
 
Copyright © 2016. Jesse Eisenberg Brasil.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License